O Blog 'Disco Voz'' presta uma homenagem aos grandes locutores que fizeram - e que fazem parte da historia do FM em São Paulo. Evidente, que faltam muitos nomes, mas a lista abaixo traz o que podemos chamar de 'ícones' do rádio. Confira um pouco da história de cada um:
Julinho Mazzei: Considerado o ‘pai’ de todos os grandes locutores. Dono de uma locução dinâmica e de um perfil inovador, Mazzei fez história no rádio paulistano, principalmente nos anos 80, quando foi um dos precursores na extinta Pool FM. Em seguida, atuou em rádios como Cidade, Band, Transamérica, Metropolitana e Jovem Pan. Durante esse período, programas como ‘Radio Fligth’ e ‘The Big Apple Show (Antena 1, do Rio de Janeiro)’ foram líderes de audiência. Hoje tem uma web rádio nos Estados Unidos, a ‘Rádio Blog’.

Marcos Braga: Para muitos, um dos melhores locutores do FM, principalmente no que diz respeito à vinhetas e chamadas, por conta de seu jeito peculiar de interpretar os mais variados textos. O currículo de Marcos Braga é vasto. Ao longo mais de 20 anos de profissão, o locutor passou por emissoras como Cidade de Portugal, Transamérica FM, Mix FM, Radio Tang, Radio Factory, Metropolitana FM, Grupo Bandeirantes de Comunicação, TV Record, e Mega TV. Além disso, é locutor no projeto Jungle Fight (MMA).

Beto Keller: Atualmente comanda o ‘Na Balada’, na Jovem Pan. Antes, Beto Keller passou pelas principais FM’s da capital, sendo destaque em todas. Beto Keller ganhou notoriedade em meados dos anos 90, quando fez parte da equipe de locutores da Nova FM, na sequência, trabalhou na Transamérica, comandando programas como o ‘Filé Mingnon’ e ‘Adrenalina’ e Energia 97, na qual apresentou, em algumas oportunidades, o ‘Energia na Véia’. A estreia de Beto Keller nas ondas do rádio se deu em 10 de outubro de 1989, na Rádio Antena 1, de Atibaia (SP). Paralelamente ao rádio, Keller trabalha no segmento de vinhos (sua segunda paixão).

Domenico Gatto: Além de locutor, também é DJ, e popularmente conhecido como ‘A Voz’. Gatto é um dos apresentadores dos programas ‘Estádio 97’ e ‘Morde & Assopra’ (ambos na Energia 97 FM). Antes da ‘97’, Domenico trabalhou nas rádios Bandeirantes (Araraquara, São Paulo e São José dos Campos), Educadora de Campinas, Tribuna de Santos, Metropolitana, Transamérica, Nativa e Jovem Pan. Desde 1999 está na Energia 97. Além dessas rádios, ainda trabalhou, nas rádios 94 FM de Pindamonhangaba e Gazeta AM, onde narrava jogos de futebol.
Marco Antonio Abreu, ou simplesmente “Titio” Marco Antonio. É assim que este locutor, ator e dublador é nacionalmente conhecido. Natural de Santos (Litoral Paulista), Marco Antonio dá voz aos personagens Patrick, amigo de Bob Esponja, e Rick Grimes, o xerife do seriado "The Walking Dead”, além de ser uma das principais vozes em canais por assinatura.
O apelido ‘Titio’ veio ainda nos primeiros meses da Kiss FM (emissora na qual trabalha há mais de 15 anos). Na época, boa parte dos comunicadores da rádio tinham apelidos, e como Abreu tocava só as clássicas, veio o sugestivo ‘Titio’ Marco Antonio.
Windson Clay também é dos locutores que podem ser chamados de versáteis. O radialista acumula passagens por Transamérica, Jovem Pan e em 2009 estreou na 89 FM, de São Paulo, um programa voltado à programação gospel: o ‘New Music 89’. O projeto era marcado por execução de músicas gospel, mas mesma linha artística da emissora jovem. Hoje, Clay vive nos Estados Unidos.
Marcelo Café: Após 19 anos comandando programas memoráveis na Jovem Pan (dentre eles, o ‘Hit Parade’ e as ‘7 Melhores’, Marcelo Café mudou totalmente de ares ao migrar-se para a Band FM. da Jovem Pan é outro na voz de Café. Segundo o próprio Café, a decisão não foi das mais fáceis. O anúncio oficial saiu em sua página no Twitter: “Esta fechado! Agora sou da Band FM! Meu futuro esta na Band! Foi a única emissora a me convencer a sair da Pan depois de quase 2 décadas”.
Fabio Felix: São 27 anos de profissão e muita experiência neste universo, acumulando passagens por diversas rádios de São Paulo e Baixada Santista, dentre elas, Guarujá FM, Cultura FM, Rede Transamérica FM (na época, Felix era um dos responsáveis por criações de paródias muito bem humoradas), Rádio Cidade, Pool Web Radio (onde comanda o ‘Felix Traxx’), e Omega Web Radio.
Desde 2003 é apresentador de programas de vendas na TVB (afiliada Band no litoral paulista). Ao lado de sua esposa, Lucimara Felix, criou o ‘Estúdio Voice Felix’, no qual presta serviços de locução com muita qualidade.
Marcelo Dias: Mais uma voz vinda do interior paulista, mais precisamente de São José do Rio Pardo. Mas foi na capital paulista que a carreira de Marcelo Dias decolou. Durante muitos anos, fez parte da equipe da Transamérica FM. Além dos 100,1, Dias passou pela Rádio Cidade de Portugal, pelo SBT, onde era uma das vozes durante a programação de domingo. No momento, trabalha na Band FM (SP), onde está há quase 10 anos, Dias já comandou vários programas. Atualmente, ao lado de Walter Peceniski, apresenta o ‘Eu te Encontrei na Band FM’.
Banana: Hamilton Vessi Theodoro, o Banana, também começou cedo. Ainda no interior de São Paulo, mais precisamente em Ribeirão Preto, Banana foi aprovado em um teste na Rádio Brasiliense, no entanto, o dono vendeu essa emissora, mas não abriu mão de ter aquele jovem e promissor radialista.
Encantado com a voz de Banana, este mesmo responsável pela ‘Brasiliense’, prometeu um emprego ao Banana na Rádio Hertz, de Franca (SP), onde Banana começou pra valer após três meses no Serviço Militar. Nessa época, Banana morava em uma casa ao lado da rádio, onde era encarregado de desligar o transmissor, sempre à meia-noite.Não demorou muito para Banana ser reconhecido, e depois de alguns meses, foi convidado para fazer parte da equipe da Pool FM (89,1), a partir disso, a carreira deslanchou.
Mas o grande desafio ainda estava por vir. Banana traz na bagagem a marca de ser o único locutor brasileiro a entrar para o Guinness Book. A façanha se deu há mais de 22 anos, quando ficou 99 horas e 43 minutos sem dormir. Na época, Banana era locutor da Jovem Pan, a qual deu todo o suporte necessário para que Banana cumprisse o objetivo. O estúdio foi montando no Shopping Paulista, de onde Banana saiu exausto, direto para uma ambulância. Hoje, Banana segue na ‘JP’, comandando programas como o ‘Planeta DJ’,‘Sequência Máxima’ e ‘As Sete melhores’.
Antes, passou por emissoras como Band FM, Rede Transamérica (comandando o "Fuzuê, programa concorrente do Pânico entre os anos de 1995 a 1997), Metropolitana, Nova, coordenou a Studio FM de Jaraguá do Sul (SC), entre outras emissoras.
Ruy Balla: Um dos principais nomes do FM em São Paulo, Ruy Balla chegou à marca de trinta anos de profissão, sempre prezando a boa programação e a criatividade. Balla também esteve pelo interior de São Paulo em diversas oportunidades. Mas foi em Ribeirão Preto onde tudo começou e anos depois retornou à cidade de origem, onde fez história na Rádio Difusora (no início dos anos 2000), posteriormente, voltou à capital paulista para ser Coordenador Artístico da Rádio Transamérica FM,
Atualmente, Ruy Balla é Coordenador Artístico da Rádio Jornal de Indaiatuba (SP) e comanda o ‘Music Express’, pela Pool Web Radio, mas antes passou por outras emissoras: Jovem Pan FM, Clip FM (Indaiatuba), Rádio Cidade de Portugal, dentre outras. Ruy também faz narração esportiva, sendo uma das vozes do canal fechado Record News e dá dicas de locução e pequenos cursos para quem sonha em trabalhar em rádio.
.
Ricardo Sam: O ‘Japa’ da Transamérica está na emissora desde 3 de fevereiro de 1997. Ao longo destes 21 anos, apresentou o "T-Rock" e depois o "Nitroglicerina". Também esteve no comando do "Quarta Pirata", o qual abria espaço para bandas novas/independentes. No ano de 99, teve a primeira experiência em programas que falavam de relacionamentos: o “Dona Encrenca”, ao lado da repórter Simone Garutti.
Sam também comanda, junto com Gislaine Martins, o ‘2 em 1’, mas antes, fez o "Reino Animal", com Dado Villa Lobos, ex-Legião Urbana; "Tim tim por tim tim, com Paulo Bonfá; e o "Transalouca", com Lui Riveglini (Locutor da TV a cabo AXN), além disso, apresentou o tradicional "Naftalina".
Sérgio Bocca: Quando se fala em locução romântica, a resposta é praticamente unânime: Sergio Bocca. Quem já passou dos 35 anos certamente já escutou, ao menos uma vez, músicas traduzidas na voz deste, que é um dos grandes nomes da história do rádio. Longe das grandes FM’s, Bocca segue em plena atividade com sua web rádio (Good Times Revival), paralelamente, apresenta eventos de flash back.
Ricardo Beep: O locutor Ricardo Beep é um dos que compõem o time da Jovem Pan FM (São Paulo), mas antes da ‘Panamericana’, Beep passou pela Nossa Rádio (91,3), além de ser o Coordenador Artístico da Rádio Vida FM. Fora do ‘universo gospel’, Ricardo Beep trabalhou na Metropolitana FM e Rede Transamérica Hits. Pela Transamérica Hits, Ricardo Beep, ao lado de Roberta e Diego, apresentavam o programa ‘Ti, ti, ti’, que contava tudo o que estava rolando no mundo das celebridades.
Bob Fernandez: Natural de Santa Amélia (PR), o locutor Bob Fernandez tem como uma de suas marcas, o bom humor. Torcedor do Inter de Limeira (tradicional clube do interior de São Paulo), Bob está na Jovem Pan desde 2000, onde comanda o programa Missão Impossível, antes era o apresentador do ‘Ziper da Pan’, ao lado de Jairo Bauer e Nany People.
Sua carreira começou em Limeira (interior de São Paulo), onde trabalhou até os 18 anos, até ser convidado para trabalhar na Antena 1 de Campinas (ao mesmo tempo, fazia a '97', de Piracicaba). Depois "se aventurou" em São Carlos por seis meses. No ano de 1990, Bob assumiu os microfones na Nova FM Record. Um ano depois foi para a Manchete, quando apresentava o ‘Som das 8’.
Em 1992 depois retornou à ‘Nova’ para apresentar diversos programas, dentre eles, o 'Grafite'. Anos mais tarde, acertou com a 97 FM (Hot Nine Seven) também à frente do ‘Grafite’ (programa que lançou nomes como Alexandre Porpetonne, hoje no SBT, e ‘Fuzil’, atualmente na Rádio Transamérica).
Gilson Dutra: Locutor desde 1988, Gilson Dutra nasceu em Volta Redonda (RJ), e foi exatamente no Rio de Janeiro que deu início à carreira, passando por diversas rádio da região Sul Fluminense, como Stereo Sul FM, 88 FM, Real FM, de Resende e Sociedade FM, de Barra Mansa.
No ano de 95 arrumou as malas para a capital carioca, onde atuou na Jovem Pan Rio, depois de dois anos se transferiu para a Jovem Pan (SP). Quatro anos depois, foi para Sucesso FM (ex-cidade FM), onde apresentou o Programa Love Song´s. Com o fim da Rádio Sucesso, Dutra passou a fazer parte da equipe de locutores da Rede Transamérica Hits. Na sequência, vieram rádios como Metropolitana FM, Mix FM, Apha FM , 89 FM e Antena 1 (todas de São Paulo). Atualmente está na Rede Jovem Pan.
Flavio Siqueira: Para Flavio Siqueira, tudo começou em 1991. Na época, com 16 anos, teve a primeira experiência na Rádio Imprensa FM, de São Paulo. Ao longo destes mais de 25 anos de profissão, Siqueira atuou nas principais rádios de ‘Sampa’: Jovem Pan, Transamérica, Band, Rádio trânsito, Energia 97, Metropolitana, 89 FM , Nova Brasil, entre outras.
Assim, como todos os grandes comunicadores, Flavio Siqueira também teve suas referências no início da carreira: “No começo a gente se inspira em certos profissionais até metabolizá-los (antropofagicamente) e encontrarmos a própria identidade. Um profissional que ouvi muito e me inspirava na infância foi o Celso Giunti”, diz.
Atualmente reside em Porto Alegre (RS), onde escrevo livros (está já no sexto trabalho), além disso, Siqueira tem uma rádio online (radioinverso.com), e também segue como locutor das rádios e TVs da Rede Pampa (um dos grandes grupos de comunicação no Rio Grande do Sul) e coordena o trabalho de boletins de trânsito (inclusive por helicóptero) prestado para dez emissoras de rádio no RS.
Fotos: Marco Antonio (Folha UOL).
Demais: Extraídas dos sites Jovem Pan | Transamérica | Universo do Rádio | Band FM | Sound Cloud | Youtube.